quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Pensando na fé



Jesus nos ensinou a não andarmos ansiosos. A inquietação nos consome. Acredito que este seja um dos maiores desafios do cristão, ter fé. Não sei se você pensa como eu, mas acho que a fé em Deus pode livrar uma pessoa da ansiedade, e se a fé nos livra da ansiedade, não é maluco pensar que há pessoas vivendo uma fé que as deixa ansiosas na espera do que Deus vai fazer?
Sempre achamos que fé é acreditar em algo impossível, e é verdade, isso também é fé, mas eu penso que a fé é algo muito maior do que acreditar que posso receber o que quero, ou acreditar que Deus vai me dar o que preciso. Pra mim fé também é descansar e acreditar que posso viver sem o que acho que preciso, pois Deus cuida de mim.

É engraçado, temos fé pra que Deus nos dê o que precisamos, mas não temos fé pra crer que podemos viver sem o que pensamos que precisamos...

Eu pergunto - Fé é acreditar que Deus pode me dar o dinheiro que preciso, ou acreditar que Deus pode me fazer vencer sem o dinheiro que acho que preciso?

Quando lemos na Bíblia que o justo viverá pela fé ficamos incentivados a continuar crendo, pois é assim que o justo vive, mas cabe a pergunta:
Crendo em que?
O justo viverá pela fé em Deus e nos planos de Deus e não nos seus próprios. Esse é o nosso desafio, crer que Deus é bom e faz coisas boas, se isso é verdade, então o que eu estou vivendo não deve ser ruim, deve ter um bom final, pois Deus só faz coisas boas.

Fé é também o nosso jeito de viver. Dependemos de Deus, obedecemos a Deus, aceitamos o modo de vida que o evangelho nos propõe. Desejamos ter o fruto do Espírito em nossas atitudes. Fé é saber que posso viver do jeito que Deus quer, sem tomar caminhos alternativos, na certeza que minha felicidade estará aí.

Tem gente que tem fé pra receber o que quer de Deus, mas não tem fé pra fazer o que Deus quer que façam.

Ser um cristão de sucesso nos dias de hoje é ter o poder através da fé de fazer Deus realizar tudo que se deseja, como se Deus fosse uma máquina a favor da vontade do homem e a fé fosse a chave que liga essa máquina. Quem pensa assim se esquece de que Deus tem vontade e propósito, em também se esquece de que Deus é senhor e nós somos servos.

Há muita gente frustrada, pulando de religião em religião tentando achar qual é o método religioso que faz Deus funcionar a seu favor. Não distante disso, há muita gente pulando de igreja em igreja tentando achar qual é a igreja mais poderosa pra fazer Deus lhe obedecer. A propaganda mostra gente feliz com carros na garagem, promoções no trabalho e conquistas indiscutíveis que fazem daquela instituição o lugar certo onde Deus responde a tudo e a todos, e é ela que você deve escolher. Acho que não é isso...

Na aflição busco a Deus. Na angústia clamo ao Senhor. Na dor me refugio no altíssimo. Na dúvida espero sua direção. Só quem já sofreu sabe o valor da fé. Nunca deixe de crer em Deus, mas faça de sua fé um ato de dependência e confiança nunca um ato de cobrança ou de autoritarismo.

Devo crer que Deus pode me socorrer? Claro que sim
Devo crer que Deus pode curar alguém? É óbvio que sim
Devo ter fé que minha vida será uma vida feliz com Deus? Lógico que sim.
O que não posso é achar que a minha fé transformará Deus num ser obediente à minha vontade.

Nunca deixe de crer que Deus se fará presente em suas dificuldades, nunca deixe de crer que Deus pode fazer milagres em responder suas orações, mas nunca esqueça que o Deus Pai sabe tudo que precisamos, e que uma resposta diferente do que você pensou, não implica num resultado diferente do que o que você necessita.

Penso que Deus sempre fará o que preciso, mas nem sempre o que quero, pois nem sempre o que quero é o que realmente preciso.

A resposta de Deus pode ser contrária ao que pensei, mas o propósito de Deus nunca será contrário à minha felicidade.

Hoje, uma religiosidade mesquinha e materialista, que aponta conquistas e prosperidade como o único sinal da presença de Deus, o que se prega é que a fé é uma chave pra fazer Deus servir ao homem, mas na verdade a fé é uma convicção que leva o homem a servir a Deus.

Pense um pouco na sua fé.

10 comentários:

  1. Boa tarde Zé. Mais um belo post. Muito bacana!
    Penso que fé é realmente confiar que aquilo que Deus tem para mim é melhor do que tudo que penso que quero e preciso. Somos tolos demais, achando que sabemos o que necessitamos e que isso valida orarmos a Deus, determinando que Ele nos atenda em nossas petições.
    Penso que a fé verdadeira em Deus é como uma criança que se joga de costas, que não verifica o que há atrás de si, confiando que seu pai estará a lhe segurar, não lhe deixando cair. Com Deus penso que deve ser semelhante a isso...
    Segundo a tradução da Bíblia A Mensagem, o verso de Hebreus 11.1 é a seguinte: "O fato essencial da existência é que esta confiança em Deus, esta fé é o alicerce sólido que sustenta qualquer coisa que faça a vida digna de ser vivida."
    Queremos viver dignamente esta vida? Alicercemos nossa fé em Deus, confiando de que o que Ele tem para nós é muito mais do que podemos pedir ou pensar. Grande abraço, Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  2. Tenho lido sempre seus textos e acompanhado as pregações da Casa da Rocha pelo Youtube. Nesses tempos de tanto ensinamento falso, agradeço a Deus por existir pessoas que tenham coragem de pregar o Evangelho verdadeiro. Oro pra que Deus sempre nos fortaleça nesse propósito e nessa luta contra toda mentira falada em nome de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Recentemente em um culto, o Zé fez uma citação a respeito da fé, que o sentido é parecido com isso que ele escreveu agora "Fé é também o nosso jeito de viver". Infelizmente não me lembro exatamente a frase nem o autor que ele citou, mas ali eu comecei a ter uma percepção diferente de fé e que me faz muito mais sentido...

    ResponderExcluir
  4. Mais um ótimo texto Zé, estou chegando agora na Casa e tenho aprendido muito com suas pregações e textos, hoje tenho uma perspectiva diferente de muitas coisas, é como se eu estivesse recomeçando após tanto tempo preso na "bolha do sistema religioso". Que Deus te abençoe e continue te usando para abençoar mais vidas!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Bispo Zé Bruno, bom ver o querido por aqui. A primeira vez que o encontrei foi na Manchete Gospel aonde eu apresentei meu CD Gratidão e o irmão me disse que tinham muitos cds, mais de seiscentos, empilhados a espera de uma audição. Me lembro que pedi o seu cel pessoal para que eu pudesse te ligar depois de uns seis meses para ver se a pilha tinha descido um pouco rsrs. O mais interessante foi que 2 horas após sairmos do estúdio a minha música gratidão estava tocando no programa extra- extra que o senhor apresentava. Não sei se vai se lembrar, mas após o ocorrido fui convidado pelo querido amigo a assinar um contrato com a gospel recordes na época. Um forte abraço, desculpe por sumir pois perdi os contatos no tel que na época não tinha tanta tecnologia. Att, PastorAngelo Eduardo II

    ResponderExcluir
  7. Oi Zé que alegria , poder ler e ouvir sua ministrações. Eu me converti pela radio, e pude no Rio, conviver com vcs na igreja em Botafogo. Aprendi muito com vcs, tempo bom.

    ResponderExcluir
  8. FÉ.. PULAR NO ESCURO... NOS BRAÇOS DE DEUS!
    SEMPRE QUE ATRAVESSO UM DESERTO,O DESESPERO PARECE QUE VAI ME CONSUMIR, NATURAL QUE NA HORA DA ANGUSTIA O CLAMOR FIQUE MAIOR... HUMANO...DEUS NÃO TEM QUE ME RESPONDER IMEDIATAMENTE, MAS AINDA SIM MINHA FÉ PRECISA PERMANECER FIRME! ACREDITO QUE NESSAS HORAS EU CONSIGO APRENDER A FICAR MAIS PERTO DE DEUS... ELE ME ENSINA...ELE SEMPRE ACABA ME ENSINANDO...
    " EU ESTOU AQUI, VC NÃO VAI TER O QUE PEDIU, MAS EU ESTOU AQUI, EU SOU DEUS! E NÃO É QUE TUDO FICA BEM, RSRS,
    zÉ BRUNO SUAS PALAVRAS ME EDIFICAM... TENHO ACOMPANHADO PELO YOUTUBE... VISITEI A CASA DA ROCHA, E SEMPRE QUE PUDER IR À SAMPA ESTAREI LÁ... BOM DIA... VALEU.

    ResponderExcluir
  9. Zé, sei que você não fala sobre isso, e tem as suas justas razões, mas a mudança de discurso não nega e eu glorifico a Deus pelos novos rumos que Ele tem concedido a vocês. É muito bom ver que decidiu não se vender. As vezes eu me sinto tão sozinho nessa caminhada em que prevalece a igreja evangélica em detrimento do evangelho de cristo... Mas de tempos em tempos Deus me chama a atenção, manda eu levantar os olhos e me afirma que existem mais "7000" que não se dobraram diante de Mamom... Deus continue te iluminando, meu irmão.

    Rodrigo Oliveira.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo texto!

    Edificou muito minha vida...

    Jônatas Kaizer

    ResponderExcluir