quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Ainda há tempo



"Os meus pais sempre pareceram ter a mesma idade, sempre os olhei e aparentavam ser imutáveis até que de repente, não sei por que, notei que envelheceram."

"Os meus filhos sempre pareceram pequenos sempre com o mesmo jeitinho infantil e indefeso, até que de repente, não sei como, percebi que cresceram."

"Sempre me senti o mesmo, do mesmo jeito, imutável, insistentemente jovem até que de repente, numa investida esportiva qualquer, percebi que o tempo tinha me feito mais velho."

Essas frases fazem parte do nosso envelhecimento, e as ouvimos sempre. Engraçado, o tempo e sua relatividade.

Isso me fez pensar que só começo a perceber o efeito do tempo no dia em que começo a ter consideração pelo que me cerca.
Não sou filósofo, e sei que nem tudo acontece da mesma forma pra todo mundo, mas no meu caso que vivi uma história de correria desvairada, de trabalho insano, foi bem assim. Coisas e pessoas pareciam não envelhecer porque eu não me importava com elas, simplesmente não faziam parte das minhas preocupações, quando percebi que realmente eram importantes, elas simplesmente se foram.
Eu penso que enquanto aquilo que eu vejo não fizer parte do meu mundo, não fizer parte dos meus interesses, sempre me parecerá imutável, falsamente eterno, até eu mesmo.

Corremos como loucos pra ter muito na vida e perdemos o melhor da vida que deveria ser muito pra nós.

Eu pensei: “Me preocupo com todas as coisas que sempre existirão e sempre terei tempo pra elas, enquanto as que realmente importam passam sem que eu perceba.”

Isso é verdade, você se preocupa com o comércio que sempre estará aí, com a sua profissão que existia antes de você e continuará a existir depois da sua partida. Você se preocupa com o dinheiro que sempre existiu e sempre existirá. Você se preocupa com a sua carreira, com o consumo, com a ilusão das coisas que nunca deixarão de existir, você sempre terá tempo pra elas, enquanto aquelas que passam, e nunca mais voltarão, ficam congeladas no tempo do universo do seu desprezo.

Aquilo que não me importa, parece que sempre estará lá, imutável, do mesmo jeito, quando enfim acordo e vejo que é importante, e descubro que posso perdê-lo, aí então parece que o tempo decide correr da noite para o dia tudo que não correu antes. Pura ilusão temporal. São os fantasmas da aceleração do tempo que me atormentam, e trazem com eles a tristeza de ter passado por tudo que não percebi que vivi. Parece que pra compensar o tempo do descaso que vivi, o próprio tempo acelera e passa rápido me punindo, pois agora decidi me importar.
O tempo vai passar sempre, é impossível detê-lo, pena que só percebo que passou, quando se foi. Todas as coisas na nossa vida passarão, podemos escolher se queremos passar cada segundo com elas ou apenas perdê-las da noite para o dia como se passassem num piscar de olhos. A vida passa e precisamos passar por ela junto das coisas que Deus nos deu, e que realmente importam.

Bom é passar o tempo passando por tudo que o tempo me dá a dádiva de passar. Bom é passar o tempo cuidando de tudo que Deus me dá a dádiva de cuidar, meu lar, minha família, meus filhos, meu ministério, e inclusive de mim mesmo.

Só tenho hoje pra viver o hoje. Mesmo que eu não perceba, já vivi o ontem, e se não acordar, nem vou notar quando viver o amanhã.

Nunca seremos mais nem menos por ter o que mundo diz que precisamos ter, mas seremos com certeza mais felizes se vivermos a vida da maneira que Deus desejou que vivêssemos.
Nunca permita que o tempo passe sem que você perceba que ele está passando pra tudo que é importante pra você, sem que você passe tudo que Deus te deu junto com ele. 

7 comentários:

  1. "Os dias são como uma planta que seca, e murcha sua flor, o tempo passa como mil anos em um dia..."

    O tempo não é perdido se for investido em pessoas...

    Parabéns pelo texto e obrigado!
    Nathan Bomilcar

    ResponderExcluir
  2. Belo texto, profunda reflexão que me fez engolir seco aqui. São instantes como o que dediquei pra ler este artigo que nos faz compreender um pouco sobre a brevidade dessa passagem em nossa peregrinação pela terra, e da importância de vivermos uma vida plena, dando valor ao que realmente importa.
    Vamos fazer diferente "antes que se curvem as nossas costas e antes que se cansem nossos pés".
    Obrigado por essa jóia de texto.

    ResponderExcluir
  3. Meu irmão, seus textos e suas pregações são grandes bençãos que temos à nossa disposição na internet. Graças a Deus que podemos contar com mensagens que glorificam o nome do nosso Deus de maneira bíblica e racional, além de reflexões que nos ajudam a amadurecer como cristãos. Glórias a Deus por estar te capacitando e usando nesse sentido. Isso sem contar nas músicas do Resgate e na filosofia da banda, que não se deixou corromper por esse grande mercado gospel que hoje vemos. Por isso tudo, eu gostaria de saber como posso conseguir o seu contato para convidá-lo a estar na igreja que sou membro pregando para nós, em Vitória-ES. Um grande abraço! wantuil.al@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Zé, graça e paz!
    Há algum tempo venho percebendo em Deus o que realmente vale a pena, o que realmente tem valor, a considerar melhor o tempo breve que temos...
    Hoje mesmo recebi uma quantia em dinheiro, fruto de um acordo com a empresa onde trabalhei até o final do ano que se passou. Pensei comigo: "Bom, vou trocar o carro, viajar e comprar uma guitarra (com a qual sonho há anos). Nada demais em se viajar, trocar de carro e comprar uma guitarra, tudo isso gera satisfação pessoal (pelo menos pra mim), mas este são bens que não tem mais valor, ou não deveriam ter mais valor do que pessoas. Parei, fui falar com Deus, agradecer pelo provento, foi quando naquelas conversas intimas que temos com o Criador, que me veio a mente e ao coração de que minha mãe necessita fazer algumas reformas em sua casa, para maior segurança, conforto e saúde... Ela está com as rótulas dos joelhos comprometidas pelo desgaste (olha o tempo agindo aí...), a casa é um sobrado e ela necessita de um quarto na parte térrea da casa... Como sou grato a nosso Senhor por falar conosco. Como poderia eu comprar coisas (que para mim tem algum valor sim, é verdade), escolhendo-as antes das coisas que realmente tem valor em minha vida? Não deu outra. Peguei a quantia e entreguei a ela para que ela faça o que tem que ser feito. "O tempo voa, escorre pelas mãos" já diria Lulu Santos e o salmista já dizia que a vida do homem é breve como um sopro... Pessoas passam muito rápido, coisas ficam e nem sabemos que hão de herdá-las. Devemos ponderar mais sobre este assunto, pois caso contrário, corremos o risco de continuar valorizando o que não é relevante e o que é realmente relevante deixaremos passar por debaixo de nossos olhos e como implacável que é, o tempo não tornará atrás para repararmos tais erros. Realmente, muitas vezes deixamos o tempo passar e somente muito depois notamos o valor das pessoas que amamos, onde em muitos casos já é tarde demais e em relação a nós mesmos, a beira do findar de nossos dias, constatamos o que o pregador constatou, tudo debaixo do sol é vaidade, corremos atrás de coisas que não valem a pena e deixamos as que valem passar. Sou grato a Deus por cada vez mais me ensinar a dar valor ao que realmente tem valor e também por poder compartilhar e partilhar idéias como essa.
    Grande abraço, Deus te abençoe!

    Chris Kato

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, muito bom... incrível como o tempo corre...realmente vc foi filosófico... inteligente em seus argumentos... tudo que corremos atrás hoje em dia são coisas de valor aparente... " eu preciso disso, eu preciso daquilo, eu quero o melhor pra mim e para meus filhos"... caramba ... li do Augusto Cury que filhos memorizam experiências vividas com os pais,aquilo que foi compartilhado da história de vida deles... rsrs isso requer tempo... rsr agora mesmo meu filho disputa minha mão, valeu.

    ResponderExcluir
  6. O duro é que o tempo não nos espera aprender e, quando nos damos conta, já passou. Fiz uma música chama de "Tempus Fugit" pensando neste tema e quem quiser conferir: http://www.youtube.com/watch?v=ykvu3KQhlmU

    Abçs

    ResponderExcluir
  7. Esse texto "pegou na veia". E foi direto pro coração. Chorei ao ler. Deus continue nos iluminando. Sou um daqueles que não se dobrou a Baal.

    abçs!

    ResponderExcluir