terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O esperar e o celular


Saber esperar é uma atitude de sabedoria. Deus tem caminhos muito mais altos que os nossos caminhos, Ele tem planos maiores que os nossos planos, e enxerga muito mais longe do que nós podemos enxergar.

No ano passado, meu filho mais velho me pediu um aparelho celular de Natal. Era o seu desejo. O aparelho era caro e talvez fosse cedo para que um garoto tivesse algo assim.
Depois de pensar num plano ele me disse que se ajuntasse dinheiro e não alcançasse o valor total, se eu poderia ajudá-lo. Percebi que ele desejava mesmo o aparelho, e talvez fosse uma grande oportunidade para fazê-lo amadurecer mais um pouco. Então disse a ele: “você pode trabalhar comigo nas viagens da Banda, faça o trabalho de roadie, carregue os equipamentos, ligue os cabos no palco e assim você vai recebendo uns trocados”, e disse ainda “se faltar algo depois, eu te ajudo”.
Pra ele era apenas um aparelho de celular, mas pra mim era a oportunidade de matar muitos coelhos com uma telefonada só.
Percebi que aquela era uma oportunidade. Enquanto ele trabalhava e esperava guardar o dinheiro necessário, eu agregaria à vida dele outros valores.
Eu pensei que:

1)   Ele aprenderia o valor do trabalho para suas conquistas
2)   Quando adquirisse o tal aparelho seria mais zeloso, aprenderia que sempre cuidamos mais do que nos custou mais.
3)   Viajaria comigo e nossa amizade se desenvolveria mais
4)   Ele me acompanharia trabalhando, cantando e pregando, vendo o meu envolvimento e meu exemplo
5)   Não ficaria em casa apenas jogando X-Box.

O que pra ele era apenas um aparelho celular, pra mim foi uma grande oportunidade de ensiná-lo algo, de fazê-lo amadurecer.

Depois disso me perguntei se Deus não fazia o mesmo comigo. Tenho sonhos, planos, ideais de vida, importantes pra mim. Peço o que espero ao Pai, e o que pra mim é apenas um celular, pra Ele é uma grande oportunidade de me ensinar.

Trabalhamos, oramos e esperamos e Ele nos ensina.
Aprendemos a viver, agir e esperar o tempo de Deus.

Aprendi que enquanto espero aprendo a viver sem o que espero. Enquanto espero, Deus me ensina que é possível viver sem o que espero.
Aprendi que o tempo é de Deus, meu papel é fazer a minha parte.
Aprendi também que enquanto eu espero Deus trabalha pelo que eu espero. Nada acontece do nada. Tudo tem um tempo. Eu espero, mas Deus nunca está parado. Não dorme nem dormita o guarda de Israel.
Entendi que enquanto eu espero minha comunhão cresce, minha fé se fortalece, meu coração se acalma e eu conheço mais a Deus.
Aprendi que enquanto espero algo de Deus, Deus espera algo de mim. Deus espera minha fé, minha paciência, meu trabalho, minha fidelidade. Deus me faz esperar porque Ele espera minhas reações de filho.

Assim como espero em Deus, eu acho que Deus também espera algo de mim.

Como disse Viktor Navorski para Emília (Tom Hanks e Catherine Zeta Jones) em “O Terminal”:

- Todos esperar alguma coisa

Todos nós estamos esperando por algo, e temos um Deus que tem propósitos maravilhosos que estão se cumprindo, enquanto nós esperamos.
Entendi que Deus é poderoso pra me atender no que espero, mas mesmo que não aconteça do jeito que eu espero, ainda assim Deus vai cumprir planos incríveis na minha vida. Talvez o que eu espero não seja o que Deus deseja, mas isso não importa, não sou feliz apenas em receber o que espero, mas em viver a vida que Deus espera que eu entenda.
Talvez o que eu desejo seja apenas um caminho pra Deus cumprir tudo o que Ele deseja pra mim.

Queremos um celular e podemos até tê-lo. Deus pode nos dar o que esperamos, aliás, ele pode tudo, mas acima de tudo o Pai tem o desejo de ensinar a vida aos seus filhos, e ele usa todos os meios, cabe a nós percebermos isso.

17 comentários:

  1. Linda mensagem, estou afastado da igreja já tem uns 7 meses, devido há muitos problemas. Saí da faculdade também devido a estes problemas. TOC, Pânico e o mais grave que afastou do convívio com as pessoas, fobia social. A maneira de eu encontro de me alimentar da palavra é lento blogs evangélicos. Parabéns pela iniciativa de criar este blog para falar de Deus. Esta palavra me tocou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Deus é Contigo e ele vai te ajudar com essa situação, minha esposa passou por uma situação bem semelhante há uns tempos atrás mais graças a Deus superamos e hoje estamos bem, estaremos orando por você, conte conosco.

      Excluir
    2. Também estarei orando por vc, querido... Deus vai te dar a alegria da liberdade...

      Excluir
  2. Só uma pergunta Zé:

    Ele ganhou o celular e voltou para o Xbox ? heheehhe ou aprendeu a lição ?

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, curti demais o texto e o sentido de tudo o que foi expresso! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Será muito bom aprendermos um pouco mais através desse blog, experiências como essa falam muito com a gente que as vezes queremos tanto algo e quando o temos parece que já não tem tanta importância pois a lição que fica acaba sendo maior do que sabor de ter ou possuir algo, não que não seja bom ter algo, é muito bom, mais isto passa, porém o conhecimento nunca ninguém vai nos tirar.

    ResponderExcluir
  5. Esperar e aprender, enquanto se aprende a esperar.. Difícil mas necessária lição.

    ResponderExcluir
  6. Bom primeiro post Zé. Tenho uma percepção parecida sobre o tratar de Deus conosco. Um grande abraço, Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Mto bom! Eu tenho aprendido a esperar... e como eh dificil...
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. COmo diria Marcos Almeida do Palavrantiga...."esperar é caminhar".....

    ResponderExcluir
  9. Deus te usa como instrumento para nos ensinar... thanks aos dois...

    ResponderExcluir
  10. Zé lindo texto do fundo da alma, nos ensina, nos faz refletir. Meu carinho e admiração por seu trabalho, por sua família e profundo agradecimento por tudo que fez, pelas transformações que passamos juntos e pelo que tem feito por nossa família.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom Zé Bruno...parabéns pelo seu ministério.

    ResponderExcluir
  12. E ainda os caras vem perguntar pra mim por que eu gosto tanto do RESGATE. DEUS abençoe sempre brother.

    ResponderExcluir
  13. Pena que a gente normalmente espera por Deus e não com Deus.

    ResponderExcluir
  14. Linda mensagem, mas... O moleque ganhou o celular?

    ResponderExcluir